quarta-feira, 10 de outubro de 2012

           VOCÊ SABE O QUE É "META GAME"?

                  Você jogador já rodado pode até estranhar minha pergunta, contudo eu percebo pela conversa de outros jogadores que mesmos dentre os mais experientes jogadores confundem o real significado dando a este nosso termo tão conhecido um significado aberto, propenso a interpretação e sentidos que ele de fato não tem. Em sua etmologia, meta significa objetivo, logo meta game é algo como jogo objetivo, significa dizer que a forma meta do jogo abrange a forma mais tradicional e conhecida de jogar: Bater os life points  com uma estratégia funcional sem se descuidar de produzir um deck que  "rode".
                    Percebam então onde eu quero chegar, quando se fala que wind-up é o melhor do meta game você pode estar induzindo um leigo ou outra pessoa com essa questão menos definida, a erro. Wind-up é um deck que opera no meta, ele tem uma estratégia de avanço que forma uma mesa, "roda" a sua maneira e bate os LPs do oponente. Contudo o deck NÃO É O META GAME  que é algo um pouco mais profundo que os wind- ups, rabbits e os caos dragon que surgirão na frente do player. De forma bem simples o meta game é o ritmo do jogo, os turnos que se passam e a velocidade do deck, a diferença que 3 MSTs fazem na velocidade do jogo. Meta game é o que chamamos de formato, ele começa a ser avaliado depois da divulgação das banlists, quando a alteração das listas altera a velocidade do jogo ou desacelera decks tops da lista anterior ele altera a forma de jogo de forma significativa obrigando os player a se adaptarem  a essa nova forma de jogo e portanto o meta game muda.
                     O inverso também pode ser definido pelo mesmo método,  uma vez que a forma meta de jogar pode ser definido como um jogo "para frente" o anti-meta é uma forma de jogo truncada que evita ao máximo o desenvolvimento do jogo meta, evitando ataques e desacelerando o jogo ao máximo é o que chamamos de vencer no cansaço. Outra diferença, essa um pouco mais singela a Konami não produz decks anti-meta, ela produz decks metas que tem capacidade de controle, parece a mesma coisa mas é muito diferente no sentido de que esses deck não desaceleram o jogo da mesma forma bem como o controle exercido é bem limitado se comparar com um deck produzido para o anti-meta.
                    Acho que isso simplifica a questão, eu quis abordar isso por ver que muitos players tem uma ideia confusa do que seria o meta de mais a mais eu estava louco para voltar a fazer as postagens para o blog e queria que fosse um assunto de interesse de todos e que fosse interessante. Espero que tenham gostado.

Um comentário:

  1. Muito bom Rafa esclareceu as breves duvidas que nem eu sabia em meta game

    ResponderExcluir